Tudo começou no dia 19 de agosto de 1992. Na época, era localizada na Rua Gago Coutinho, nº. 140, bairro Bacacheri, na cidade de Curitiba/PR. A iniciativa foi dada através da Igreja Batista do Bacacheri, com os seguintes objetivos:
No dia 25 de abril de 1993, foi fundado o Centro Educacional Batista do Bacacheri, e a Escola de Música passou a fazer parte desta instituição, realizando aulas de formação musical em diversas faixas etárias, com vários tipos de instrumentos musicais.
Desde maio de 2000, a Academia de Artes Vivace está sediada na Rua Amazonas de Souza Azevedo, nº. 134, bairro Bacacheri, passando a oferecer além de educação musical, aulas na área da dança.
Em 2007, surge o Instituto Vida Integral – IVI, cujos associados fundadores foram membros da Igreja Batista do Bacacheri, engajados em questões sociais e culturais. O IVI tem suas finalidades e objetivos claros em diversas áreas: assistência social, educação e ensino; produção e editoração cristã; cultura e esporte; saúde física, psicológica, nutricional, fonoaudiológica; alimentos, produção e venda, bem como prestação de serviços nestas áreas.
A Vivace, então, passa a fazer parte do IVI, recebendo assim o suporte fiscal e legal necessários para exercer suas atividades econômicas. Por aproximadamente 10 anos, a Vivace atua como uma escola de Música e Dança e chega a ter mais de 100 alunos, em sua maioria advindos da comunidade da Igreja Batista do Bacacheri. Por estes 10 anos, a atuação dos diversos setores da IVI foi se abrindo para o público de fora da Igreja.
No ano de 2017, o IVI e a IBB concordaram em que a Vivace Academia de Artes tomaria um rumo diferente: a de proporcionar aulas de Música e Dança, com o objetivo claro de trazer o benefício da formação artística e cultural ao público em geral, fora do circuito religioso a preços abaixo dos valores praticados no mercado. Com isso, responde à missão de ampliar o ensino das artes para fora das suas paredes, como parte de sua missão de levar arte e cultura a todos os povos, independente de credo, cor, raça ou situação econômica.
Em 2018 e 2019, o IVI amplia sua atuação cultural através da proposição de projetos via leis de incentivo cultural, viabilizando estender o benefício para populações fragilizadas pela pobreza.